sábado, 27 de janeiro de 2018

#ComputadoresNeuromórficos

I

a chave 
pude ouvi-los

"é alcançar 
a extrema eficiência energética de um cérebro biológico

& imitar 
a maneira como as redes neurais processam informações
através de impulsos


elétricos"

II

Investigação iniciada



III

Uma proposta para a pesquisa de verão do Darthmouth College sobre inteligência artificial.

Por J. McCarthy, Dartmouth College, M. L. Minsky, Harvard University, N. Rochester, I.B.M. Corporation, e C.E. Shannon, Bell Telephone Laboratories.

Nós propomos que um grupo de dez homens realizasse um estudo de dois meses sobre inteligência artificial durante o verão de 1956, na Dartmouth College em Hanover, New Hampshire.

O estudo se baseia na ideia de que todo aspecto de aprendizado ou qualquer característica da inteligência consegue, por princípio, ser tão precisamente descrito que uma máquina pode ser criada para simulá-la.

A tentativa será feita para descobrir como máquinas podem criar linguagem, formar abstrações e conceitos, resolver problemas restritos a humanos e até melhorar elas mesmas. Nós acreditamos que um avanço significativo em tais questões poderá acontecer se um grupo de cientistas selecionados trabalhar em conjunto durante um verão.

Os tópicos a seguir são alguns dos principais aspectos do problema da inteligência artificial:

Computadores automáticos
Se uma máquina pode fazer um trabalho, então uma calculadora automática pode ser programada para simular tal máquina. A velocidade e a capacidade de memória dos computadores atuais talvez sejam insuficientes para simular a maioria das funções do cérebro humano, mas o maior obstáculo não é a falta de capacidade computacional, e, sim, nossa inabilidade de escrever programas usando toda a vantagem que nós temos agora.

Como pode um computador ser programado para usar uma linguagem
Especula-se que grande parte do pensamento humano consiste em manipular palavras de acordo com as regras da razão e da especulação. A partir deste ponto de vista, formar uma generalização e implica-las a uma máquina consiste em admitir uma nova palavra e algumas regras por meio de sentenças. Essa ideia nunca havia sido precisamente formulada nem exemplos tirados do papel.

Redes de neurônios
Como uma rede hipotética de neurônios pode ser arranjada de forma que, reunida, crie um conceito. É em cima dessa questão que Uttley, Rashevsky, Farley, Clark, Pitts, McCulloch, Minsky, Rochester e Holland têm se debruçado, produzindo uma quantia considerável de trabalho teórico e experimental. Resultados parciais têm sido obtidos, mas o problema precisa de mais trabalho teórico.

Teoria do tamanho do cálculo
Se nos fosse dado um problema definido (no qual é possível testar mecanicamente se a resposta proposta é válida ou não), uma maneira de resolver é tentar todas as respostas possíveis na ordem. Esse método não é eficaz. E para eliminá-lo precisamos ter alguns critérios para a eficiência do cálculo.

Algumas considerações mostrarão que para medir a eficiência do cálculo é necessário um método capaz de medir a complexidade dos mecanismos de cálculo, o que pode ser feito se tivermos a teoria da complexidade das funções. Alguns resultados parciais deste problema foram obtidos por Shannon e também por McCarthy.

Autoaperfeiçoamento
Uma máquina verdadeiramente inteligente executará atividades por conta, o que provavelmente pode ser descrito como autoaperfeiçoamento. Percebemos que vale a pena realizar mais estudos sobre esse tema.

Abstrações
Um certo número de “abstrações” podem ser distintamente definidas enquanto outras muitas não. Uma tentativa direta de classificá-las e descrever os métodos das máquinas na formação dessas abstrações, a partir de sensores e outros dados que valem a pena nos aprofundarmos.

Aleatoriedade e criatividade
Uma conjectura bastante atrativa e ainda bem incompleta é que a diferença entre pensamento criativo e pensamento competente e inimaginável se mantém sobre a ideia de aleatoriedade. A aleatoriedade deve ser guiada pela intuição para ser eficiente. Em outras palavras, o palpite inclui aleatoriedade controlada em vez de pensamento ordenado.

Em adição aos problemas coletados para estudo, nós perguntamos aos indivíduos envolvidos para descrever o seu trabalho. Declarações originais pelos quatro fundadores estão anexadas ao projeto.

Nós nos propomos a organizar o trabalho do grupo a seguir.

Potenciais participantes receberão cópias dessa proposta e serão questionados se gostariam de se debruçar sobre o problema da inteligência artificial. Se sim, ainda queremos saber que área exatamente eles gostariam de trabalhar.

Os convites serão feitos pelo comitê organizador com base na estimativa da contribuição pessoal de cada indivíduo interessado.

Os membros circularão trabalhos prévios para todo os membros, antes do grupo iniciar a pesquisa coletiva.

Durante os encontros teremos regularmente a divulgação de pesquisas e a oportunidade para membros trabalharem individualmente e, também, em pequenos grupos.

Fonte: http://www-formal.stanford.edu/jmc/history/dartmouth/dartmouth.html



IV

A expectativa  daquele verão, isto é, a "ideia de que todo aspecto de aprendizado ou qualquer característica da inteligência consegue, por princípio, ser tão precisamente descrito que uma máquina pode ser criada para simulá-la",  hibernou por décadas nos chamados "invernos da IA".

V

"Lejos de la metafísica rastafari de la tierra plana, de su fundamentalismo de sangre y fuego, las producciones y la teoría de Lee Perry inauguran un campo completamente nuevo: la Mitociencia de la consola mezcladora. The Upsetter se infiltra en la vida secreta de las máquinas de sonido, inaugura la cibernética del estudio. En la conceptécnica de The Upsetter, la consola mezcladora es una máquina mental, una interfaz mente < > máquina. Perry diagrama la circuitería neuronal de su consola Soundcraft, su flujo de pensamiento: 'Introduzco mi mente en la máquina y la máquina produce la realidad. Ondas de pensamiento invisibles, las introduzco en la máquina a través de los controles y las perillas, o las enchufo directamente al panel de conexiones'. Es un medio que forma la realidad, curvando violentamente el medioambiente, masajeándolo. Perry es el analista de la capacidad del estudio para extender la percepción. La consola mezcladora descompone la Canción hasta dejar una carcasa de huesos. El estudio Black Ark encarna una forma de vida propia de las máquinas: 'En mi visión, el estudio tiene que ser algo con vida, un ser vivo. La máquina tiene que estar viva y ser inteligente. El panel de conexiones es como el cerebro, así que hay que patchear este cerebro y convertirlo en un hombre vivo. Estás escuchando a una máquina. Imito a un ser humano, pero soy un ser máquina, no trabajo con seres humanos'.” [Eshun,Kodwo "Más Brilante que el sol"].

VI


O mundo disposto
como larga oferta de dados

proporcionada pela web

"Qualquer criança é
capaz de fazer uma busca & 

reunir conjunto considerável 
de fotos ou vídeos

de Obama, Trump ou mesmo 

Françoise Hardy"

Mas os estados podem obter

imagens de alvos, por exemplo 

VII

Re: donación
Telesforo Martinez Marques


Saludos y buenos días
Mi nombre es Elena Boris
, tengo una donación
de diez millones,
ciento cuarenta y dos mil setecientos veintiocho dólares para usted,
usted tendrá el 50% de esta cantidad donada
y el resto
se destinará a los necesitados:
iglesias,
orfanatos
y otros.
Amablemente responda
con su nombre estado de edad del país y número de teléfono
si está interesado.


VIiI

Google está criando Deus, diz ex-funcionário
Mo Gawdat, ex-funcionário do Google, concedeu uma entrevista ao jornal britânico The Times e revelou que a empresa está criando uma espécie de deus em seus esforços de avançar no campo da inteligência artificial.
“De repente percebi que isso é realmente assustador”, afirmou Gawdat. "Isso me congelou completamente. A realidade é que estamos criando Deus”.
O executivo disse ainda que a humanidade está perto de criar uma inteligência artificial geral, que é capaz de aprender e aplicar conhecimentos por conta própria - e até mesmo ameaçar a humanidade, se necessário, como na série cinematográfica “O Exterminador do Futuro”.
Em 2020, o presidente da Alphabet, Sundar Pichai, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, falou sobre o tema. “A inteligência artificial é uma das coisas mais profundas em que estamos trabalhando como humanidade. É mais profundo do que o fogo ou a eletricidade”, disse o CEO.

IX [DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN]

Às 12h45 desta segunda-feira (4/10/2021
o Facebook, Instagram e Whatsapp deixaram de funcionar
Cinco horas depois, as redes sociais, 
todas pertencentes ao mesmo grupo, 
seguem fora do ar.
Até então, o maior registro de um dos sites em pane havia sido em 2014, quando o Facebook, isoladamente, caiu por duas horas e meia.
Após a queda, uma pane geral se instalou 
e outros sites e serviços também passaram a sofrer instabilidades, como o Twitter, o Telegram, os aplicativos do Google; 
as redes de streaming de filmes e músicas Netflix e Spotify; 
e as operadoras telefônicas Claro, Vivo e Tim. 
Além disso, operações de bancos como Nubank e PagBank 
estão igualmente com registro de oscilações. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário